CISTO NO OVÁRIO

Toda a informação sobre cistos (quistos) nos ovários

Ovário com cistos pode provocar dor

Pin It
Dor nos ovários

Cistos ovarianos são apenas pequenas bolsas cheias de líquido (fluido) que se desenvolvem no ovário ou sobre ele. Muitas mulheres se assustam quando o médico lhes informa que têm o ovário com cistos (quistos, em português europeu), pois soa a algo ameaçador, porém esta situação é bastante comum. Muitas vezes, pacientes com cisto no ovário não apresentam sintomas.

São muitos os sintomas relacionados com os cistos ovarianos. Alguns desses sintomas são dolorosos; dor na região abdominal ou pélvica pode ocorrer devido a um cisto. A dor pode ser provocada por diferentes fatores, todos relacionados com a presença de um ou mais cistos.

Períodos menstruais dolorosos

Dor nos ováriosAlgumas mulheres com cistos ováricos podem ter ciclos menstruais dolorosos. Chama-se dismenorreia à dor pélvica que metade das mulheres em idade fértil sentem durante a menstruação. Quando a cólica é derivada da existência de um ou mais cistos (quistos, em português europeu), pode ocorrer em qualquer altura do ciclo: imediatamente antes, durante ou após a menstruação.

Se o seu cisto (quisto) é funcional, a dor menstrual geralmente é devida ao cisto reagindo ao aumento do nível hormonal sanguíneo durante o período. A presença de um endometrioma, também conhecido como “cisto de chocolate”, pode causar menstruações dolorosas. Este tipo de cisto é causado pelo crescimento de tecido uterino na parte externa do ovário.

Note-se que nem todas as mulheres com endometriomas têm menstruações dolorosas. Além disso, a intensidade da dor pode variar bastante. Os cistos de chocolate causam dor em virtude das células libertarem prostaglandinas, que por sua vez, provocam contrações nos músculos do útero. Estas contrações provocam cólicas menstruais.

Relações sexuais dolorosas

Os “cistos de chocolate”, cistos endometriais ou endometriomas podem causar relações sexuais dolorosas. Quando introduzido na vagina, o pênis pode empurrar e irritar um nódulo endometrial sensível e causar dor.

O coito sexual pode ser bastante doloroso se um cisto no ovário se rompe, independentemente do tipo de cisto em questão.

Torção ovariana

Por vezes, o ovário com cisto torce-se, o que pode provocar uma dor intensa repentina, vômitos e náuseas.

Dor ao urinar

Por vezes, os cistos pressionam a bexiga, o que também pode provocar dor.

Rompimento de cistos

Um cisto roto ou estoirado pode provocar uma dor súbita intensa  na área abdominal inferior ou num dos lados da região pélvica, especialmente durante as relações sexuais ou a fase menstrual.  O líquido derramado, que estava no cisto, irrita a mucosa da pélvis, o que provoca a dor. Muitas vezes, após uma ruptura no cisto, a dor intensa inicial vai diminuindo gradualmente.

A dor relacionada a um ovário com cistos (quistos) pode não ser experimentada por todas as mulheres. Por vezes, a dor não é um sintoma, contudo se sentir dor na zona abdominal deverá visitar, quanto antes melhor, o seu médico ou terapeuta.

Alguns remédios naturais para aliviar as dores nos ovários

  • Acupuntura
  • Homeopatia
  • Massagens abdominais
  • Água. Beber água quente ou morna
  • Alimentos com grande percentagem de água (alface, melancia, morangos, aipo, etc)
  • Alimentos com grande percentagem de cálcio (leite, sementes de sésamo, amêndoas, etc)
  • Canela
  • Gengibre (infusão)
  • Papaia
  • Arroz integral (contém vitamina B6)
  • Azeite e brócolos (contêm vitamina E)
  • Frutos secos
  • Peixe (contém ferro)
  • Exercício
  • Aplicar uma fonte de calor na região abdominal
  • Evitar álcool, bebidas de gás carbono, comida enlatada ou muito processada

Vídeos sobre dor pélvica

DOR PÉLVICA O QUE PODE SER?

http://hyp.la/BCBIHID

“Para ver o artigo na íntegra, acesse: http://mundomulheres.com/dor-pelvica-o-que-pode-ser/ DOR PÉLVICA O QUE PODE SER? A dor pélvica é um dos sintomas que ma…”

Causas de dor pelvica

http://hyp.la/BCBIGIO

“Causas de dor pélvica.”

Saúde da mulher – Dores pélvicas

http://hyp.la/BCBIHFB

“Entenda o que são dores pélvicas e como tratá-las”.

Pin It
←More from blog

↑ Back to Top