CISTO NO OVÁRIO

Toda a informação sobre cistos (quistos) nos ovários

Causas dos cistos nos ovários

Pin It

Como já vimos noutro artigo deste site, nem todos os cistos ovarianos (quistos ováricos, em português europeu) são do mesmo tipo.

Existem pois diversas causas dos cistos ovarianos. É absolutamente normal que todos os meses cresçam estruturas semelhantes a cistos nos seus ovários. Estes folículos produzem estrogênio e progesterona, que são responsáveis pela libertação do óvulo na altura da ovulação. Apesar do folículo normalmente se dissolver após a ovulação, por vezes isso não se passa e ele continua crescendo. Este é o processo de formação de um dos tipos mais comuns de cistos ováricos – o cisto funcional – aquele que se formou durante o ciclo menstrual.

Apesar de existirem diferentes classes de cistos ovarianos funcionais (ler artigo), as causas são as mesmas. Quando o hormônio luteinizante transmitir o sinal para o folículo liberar o óvulo, mas o folículo não o fizer, cresce até transformar-se num cisto. Este tipo de cisto funcional, conhecido como cisto folicular, normalmente inofensivo e indolor, desaparece sozinha dentro de alguns ciclos menstruais.

cisto de corpo lúteo (cisto corpus luteum) ocorre quando o hormônio luteinizante transmite o sinal de liberação do óvulo ao folículo, sendo o óvulo libertado através de uma ruptura. Após a liberação do óvulo a bolsa fecha-se e o líquido acumulado continua aumentando, causando o crescimento do cisto. O corpo lúteo transforma-se num cisto (quisto). Embora as causas dos diversos tipos de cistos funcionais nos ovários sejam semelhantes, os cistos podem causar sintomas distintos.

ciclo menstrual

Normalmente o cisto de corpo lúteo desaparece em algumas semanas, mas pode crescer até atingir quatro polegadas (aproximadamente dez centímetros) de diâmetro., podendo sangrar e fazer com que o ovário se torça. se o cisto se enche de sangue e se rompe, causa uma hemorragia interna acompanhada por uma dor súbita e aguda. Uma das causas dos cistos deste tipo são os medicamentos para a fertilidade à base de citrato de clomifeno. Estudos laboratoriais recentes demonstraram que medicamentos como o Clomid, Indux e Serofene, que têm como princípio ativo o citrato de clomifeno, por mais de 12 ciclos estão associados a um aumento da incidência de câncer de ovário. Os cistos de corpo lúteo não impedem nem interferem com uma possível gravidez.

Apesar disto explicar as formas pelas quais os dois principais tipos de cistos funcionais são formados, as causas dos cistos ovarianos não são conhecidas. Alguns investigadores e profissionais acreditam que o estado geral de saúde da mulher, história pessoal, peso, alimentação e estilo de vida podem ter grande influência na formação dos cistos. Existe até alguns profissionais que defendem que o nível de estresse, ansiedade e estado psicológico em geral podem ser determinantes para o seu desenvolvimento.

Alguns cistos não evidenciam qualquer tipo de sintomas (assintomáticos), enquanto outros provocam hemorragias, inchaço e dor. A intensidade e duração da dor varia muito de mulher para mulher. Algumas mulheres apresentam sintomas de constipação, problemas para urinar, menstruações irregulares ou uma sensação de pressão no abdômen inferior.

Como as causas dos cistos nos ovários são desconhecidas, não existem métodos de prevenção eficazes. Por isso é importante visitar o seu médico sempre que apresentar sintomas não comuns, tais como, dor aguda ou ciclos menstruais fora do normal.

Pin It
←More from blog

↑ Back to Top